domingo, 24 de fevereiro de 2013

ASSOCIAÇÃO ITALIANA
REPORTAGEM JORNAL IMAGEM
http://www.oimagem.com.br/Noticias/Mostra.asp?Id=2419
Grupo de Italianos mantém viva a cultura de seus antepassados
Quarta-Feira - 20/02/2013

Guaraciaba
As raízes de um povo podem ser esquecidas? O que saberão os filhos e netos acerca de seus antepassados, sua cultura e tradição? Sem dúvida, as raízes de um povo não podem ser esquecidas!

Para dar conta de tantas indagações, os casais Leodir Rossetti e Marivane Demozzi Rossetti, Inacio Schmitt e Loiri Maria Casagranda Schmitt, Iduir Zanin (popular Titi) e Rosa Helena Pandolfo Zanin reuniram-se, na noite fria de 09 de junho de 2007, na casa do casal Oscar Zampiva e Maria Alpini Zampiva, a convite deste, para discutir a possibilidade de se fundar um grupo de italianos na comunidade de Linha Caravaggio – Guaraciaba.

Após um jantar tradicional da culinária italiana, oferecido pelo casal anfitrião, regado a um bom vinho, optou-se, por consenso, fundar, nessa mesma noite, o grupo de italianos o qual passaria a se chamar “Grupo italiano Madonna di Caravaggio”. Cada um dos casais ficou responsável de convidar casais da comunidade e pessoas que já haviam residido no local para, assim, participarem de uma reunião na qual seriam explicados os objetivos para a criação desse grupo.

Esse encontro foi realizado no dia 16 de junho de 2007 e os participantes aceitaram a ideia de se cultivar a cultura de seus antepassados e que passariam a se encontrar no segundo sábado de cada mês para o tradicional Filó, momento dedicado à cantoria italiana, contação de casos e partilha de lanches da culinária italiana.
Nesse mesmo dia, agendou-se a data da Primeira Noite da Sopa Italiana – 28 de julho de 2007.
Em 2013, no final de julho, ocorre a VII Noite da Sopa Italiana. No dia 26 de outubro, acontece o Terceiro Baile Italiano de Casais.
Destaca-se que devido a sua relevância no setor cultural do município e região, a associação já foi tema de pesquisa, no ano de 2012, de um Grupo de Acadêmicas do 7º período do Curso de Pedagogia da Unoesc – SMO.

O grupo de italianos conta com aproximadamente 80 componentes de todas as idades. Vale ressaltar a presença assídua do casal de idosos Arvirio Brustolin e Gentile Rebelatto Brustolin, colonizadores da comunidade.

Objetivos do Grupo
No dia 10 de julho de 2011 o grupo, por decisão de seus dirigentes e associados, passou a chamar-se Associação Grupo Folclórico Italiano “Madonna di Caravaggio”, devido as suas reais finalidades.
·promover a integração das famílias descendentes de italianos da comunidade de Linha Caravaggio, Guaraciaba, SC;
·resgatar os costumes e as tradições dos antepassados;
·organizar os mais diversos tipos de atividades culturais e recreativas para oportunizar momentos de lazer para os associados e seus familiares;
·proporcionar o aperfeiçoamento individual de cada associado(a) por meio de palestras sobre os mais diversos assuntos, especialmente os que dizem respeito ao processo de imigração italiana no Sul do Brasil;
·promover encontros culturais com músicas e comidas típicas da cultura italiana;
·participar de eventos que objetivam a divulgação da cultura italiana.

O capitel: um marco da tradição religiosa
A comunidade de linha Caravaggio, no interior de Guaraciaba, é conhecida pelo seu santuário e a Romaria de Nossa Senhora do Caravaggio, a qual é realizada, anualmente, no dia 26 de maio.

Mas o que muitos não sabem é que a tradição religiosa da comunidade não se resume à Romaria, vai além, e remonta à época da colonização.

Foi pensando nisso que componentes da Associação Grupo de Italianos Madonna de Caravaggio, em sistema de mutirão, construíram um Capitel em abril de 2011, no local em que as primeiras famílias da comunidade (Rebelatto, Brustolin, Perondi...) se reuniam para a reza do terço, no final da década de 40 (século passado).

O Capitel está localizado na propriedade de Amauri Rebelatto, propriedade que, no passado, pertencera a seu avô, João Rebelatto, um dos colonizadores. O Capitel acolhe as imagens de Santo Antônio e de Nossa Senhora do Caravaggio, que representam a fé dos colonizadores descendentes de italianos.

O objetivo dessa construção foi resgatar o passado religioso da comunidade, isto é, deixar um marco no local onde fora rezada a primeira missa e realizado o primeiro batizado pelo saudoso Padre Aurélio Canzi, tendo como altar o tronco de uma árvore.

Salienta-se que moradores da Linha Brustolin (como era chamada na época da colonização), assim como no passado, reúne-se para a reza do terço e novenas pedindo a Santo Antônio e a N.S.do Caravaggio graças e agradecendo as já recebidas. É, portanto, um excelente espaço para meditar e rezar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores