sexta-feira, 27 de maio de 2011

Portal Tri

Geral | 27/05/2011 09h18 - Atualizado em 27/05/2011 09h20

GBA - Mais de seis mil pessoas no caminho da fé



GBA - Mais de seis mil pessoas no caminho da fé
FÉ Peregrinos enfrentaram o mal tempo e frio para agradecer à Santa
Mesmo com uma fina garoa, neblina e temperatura por volta dos 13ºC, em Guaraciaba, centenas de devotos de Nossa Senhora de Caravaggio seguiram em procissão até o santuário na comunidade de linha Caravaggio, distante cerca de 9,5 quilômetros do centro da cidade de São Miguel do Oeste, e cerca de cinco quilômetros da cidade de Guaraciaba. Alguns romeiros saíram às 4h da madrugada rumo à comunidade, peregrinando pela BR 163. A estimativa dos organizadores é de que pelo menos seis mil pessoas participaram das três celebrações.
Devoção
As orações à Santa começaram ainda na segunda-feira (23), com a realização do Triduo - prática devocional católica, que sugere da ideia de preparação para uma festa de um santo,  com três dias de oração ou para pedir uma graça especial mediante preces de intercessão - feito por padres de Dionísio Cerqueira, São José do Cedro e São Miguel do Oeste. As orações se estenderam até a noite de quarta-feira (25), quando foi realizada uma celebração  e um jantar.
Devoção
Já no dia de ontem, as orações à Santa começaram cedo. Com a chegada dos peregrinos, já às 4h da manhã, a igreja foi aberta para orações e pedidos. A primeira missa, já com cerca de duas mil pessoas, realizadas na parte externa do Santuário, aconteceu às 6h. Em seguida, por volta das 7h30, foi realizada a segunda missa, também com cerca duas mil pessoas. Na terceira celebração, às 9h30, mais duas mil pessoas se reuniram na comunidade para a missa rezada pelo bispo Dom Manuel.
Peregrinos
As histórias dos peregrinos são todas parecidas: agradecimento a uma graça, pedido de novas realizações, saúde da família, emprego e muitas outras dezenas de pedidos. Eles são oriundos de várias cidades da região e até mesmo de outros estados. Os mais comum, é ver o pagamento da promessa com uma caminhada, geralmente de São Miguel do Oeste ou Guaraciaba, até o Santuário.
É o caso da família de Lidio Meneguel, de 59 anos, e Amabile Meneguel, 60 anos, que há 20 anos participam das celebrações. Neste ano, o casal, que é de São Miguel do Oeste, não fizo trajeto caminhado, mas estava acompanhado da neta, Eduarda, de três anos, e da nora, de 35 anos. Segundo Lídio, quase todos os anos fez o percurso a pé, sempre para agradecer alguma graça alcançada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores